Pérez Art Museum Miami (PAMM)

Pérez Art Museum Miami (PAMM)

Inaugurado em 2013, o Pérez Art Museum Miami (PAMM) conserva obras de arte internacionais, produzidas da metade do século XX até o presente.

Conhecido anteriormente como Museu de Arte de Miami, o novo Pérez Art Museum Miami (PAMM) fica em um surpreendente edifício construído pelos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron. 

Coleção

A coleção do museu é formada por cerca de 1.800 obras de arte. Dessas obras, 110 foram doadas por Jorge M. Pérez, colecionador privado que também foi responsável pela doação de 35 milhões de dólares para a construção da nova sede do museu, motivo pelo qual acabou ganhando seu nome.

Atualmente o museu conta com várias coleções permanentes centradas na arte ocidental dos séculos XX e XXI. Entre as novas obras adicionadas à coleção há trabalhos de artistas como Diego Rivera, José Bedia Baldés e Wifredo Lam.

O Pérez Art Museum também abriga diversas exposições temporais.

Mudanças polêmicas

Como não podia deixar de ser, a mudança de nome teve suas consequências e muitos membros do conselho renunciaram aos seus postos alegando que a cidade e seus contribuintes haviam pagado 100 milhões de dólares para a construção do novo museu, valor que supera a doação de Pérez.

As mudanças na temática das exposições e o pouco apoio aos artistas locais também fizeram com que o artista Máximo Caminero destruísse, em forma de protesto, uma obra do artista chinês Ai Weiwei, avaliada em 1 milhão de dólares.

Apesar da polêmica, a arquitetura do edifício fez sucesso e os residentes de Miami estão felizes com o aumento do número de visitantes. 

Horário

Segunda, terça e de sexta a domingo: das 10:00 às 18:00 horas.
Quinta: das 10:00 às 21:00 horas.
Fechado: quartas-feiras.

Preço

Adultos: $16.
Idosos, estudantes e jovens entre 7 e 18 anos: $12.
Grátis: menores de 6 anos e primeira quinta-feira de cada mês.

Lugares próximos

Bayside Marketplace (868 m)
Jungle Island (1.3 km)
Cidade de Miami (1.5 km)
HistoryMiami (1.6 km)
Little Havana (3.5 km)